SISU 2020: Faça sua Inscrição SISU 2020, Datas, Lista de Espera

Após a divulgação das notas do ENEM, todos os estudantes que prestaram o exame ficam ansiosos para que o período de inscrições do SISU 2020 finalmente se abra. Se você quer saber como se inscrever no SISU 2020 ou tem alguma dúvida sobre como ele funciona, continue lendo este artigo!

SISU 2020

SISU 2020

O que é o SISU 2020?

Antigamente existiam dezenas de vestibulares no país, praticamente existindo uma prova para cada Universidade pública do Brasil.

Isso era para os estudantes um grande problema, que muitas vezes tinham que prestar diversas provas em um curto período de tempo.

✓ Veja mais sobre vagas em 2020:

Pensando nisso, foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada, ou apenas SISU 2020, uma plataforma pela qual todos os estudantes poderiam se candidatar para o ensino superior.

Logo após isso, outros programas foram criados para auxiliar jovens a entrarem no ensino superior, como o PROUNI 2020.

Com a chegada do SISU 2020 a forma de entrar em uma universidade pública ficou mais fácil para os estudantes, podendo assim concorrer a vagas em todas as universidades públicas do país, fazendo uma única prova e sem sair de casa.


Quem pode se inscrever no SISU 2020?

Para poder concorrer a uma vaga em uma universidade pública por intermédio do SISU 2020, o candidato deverá se enquadrar em alguns requisitos exigidos pelo MEC.

Veja quais são esses requisitos abaixo:

  • O estudante deve ter realizado o ENEM na edição de 2019;
  • O estudante não pode em hipótese alguma ter tirado nota 0 (Zero) na redação;
  • Esteja incluso em alguma outra situação descrita no item 2.5 do edital do Enem 2019.


Datas e como funciona o SISU 2020?

O SISU 2020 possui um jeito diferenciado de funcionar, ele abre entre os dias 22 até 25 de janeiro e durante esse período, o estudante que prestou o ENEM 2020 pode fazer seu cadastro na plataforma.

Durante o cadastro, o estudante deve escolher 2 opções de cursos diferentes, sendo a primeira a preferencial e a segunda apenas servindo de consulta para ver a sua situação em outro curso que possa desejar.

✓ Confira como participar das inscrições Prouni 2020

SISU 2020 mostrará todos os dias um ranking atualizado dos candidatos, porém, apenas no seu último fechamento que ocorrerá no dia 25 (sexta-feira), é que a classificação oficial será liberada.

Por tanto, apenas os candidatos que permanecerem nas primeiras colocações após o fechamento definitivo que poderão entrar na universidade.


Inscrições SISU 2020

Para poder se inscrever no SISU 2020, é necessário esperar que o sistema primeiro seja aberto para inscrições, que como já dito, ocorrem entre 22 até 25 de janeiro.

Após a abertura de cadastro, o estudante poderá fazer a sua inscrição sem problemas, assim concorrendo a uma das vagas que escolheu nas 2 opções.

Veja a seguir, um passo a passo exemplificando como é feita a inscrição no SISU 2020:

  • Primeiro você deve acessar o site oficial do SISU, ou clique aqui para ser redirecionado até o site; 

SISU 2020

  • Clique em “Fazer inscrição”;
  • Informe o seu número de inscrição do ENEM e senha por você cadastrado;
  • Após isso, será aberta uma nova janela, onde você deverá informar até duas opções de cursos e universidades desejadas;

SISU 2020

  • Então você deve escolher também a modalidade que deseja concorrer as vagas: ampla concorrência ou por cotas;
  • Agora, será necessário preencher o formulário com todos os dados pessoais solicitados pelo sistema;
  • Finalize este procedimento. 

ATENÇÃO: Durante todos os dias que o SISU 2020 estiver aberto, você poderá alterar os cursos que você escolheu, porém no último dia, você se candidatará a uma vaga do curso que permaneceu lá durante o fechamento.


Nota de corte e lista de espera SISU 2020

Para facilitar o processo de análise de candidatos, o SISU possui um mecanismo que funciona como uma “peneira”, o qual é chamado de Nota de corte.

A nota de corte SISU funciona como uma nota mínima exigida pelas instituições, para que assim os estudantes que prestaram o ENEM, possam saber se possuem chances de conquistar uma vaga naquela instituição para o curso desejado.

Sendo assim, quem conseguiu uma nota no ENEM maior que a nota de corte, possui chances de conseguir entrar na universidade, já quem tirou uma nota abaixo, provavelmente não conseguirá.

Já a lista de espera, é designada para aqueles estudantes que não conseguiram ser selecionados na chamada regular, porém desejam esperar uma oportunidade de ingressar caso alguma vaga surja.

Para isto, o candidato deve realizar sua inscrição novamente, assim como mostrado acima.

SISU 2020

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

SISU 2020: Faça sua Inscrição SISU 2020, Datas, Lista de Espera