Edital PROUNI 2020: Processo Seletivo PROUNI, Regras

Todos os anos milhares de estudantes que desejam ingressam em Universidades, porém, acabam não sendo aprovados pelo SISU, acabam por recorrer a outros programas de inclusão ao ensino superior, porém, esquecem de conferir as regras, como o edital PROUNI 2020. É por meio do edital PROUNI 2020 por exemplo, que as principais informações sobre as vagas e cursos serão liberadas as público, por isso a grande importância de ler este documento. 

edital PROUNI 2020

Edital PROUNI 2020

Pensando nisso, trouxemos para você hoje o edital mais atualizado do PROUNI para o próximo ano!

PROUNI 2020

Este é um dos maiores programas de inclusão ao ensino superior em Universidades, sendo tão grande quanto o FIES 2020, servindo principalmente de apoio para sistemas como o SISU 2020.

Este programa em si é um gerador de bolsas de estudo para estudantes que fizeram o ENEM 2020, porém, não entraram em nenhuma instituição de ensino pública, porém, ainda desejam conseguir iniciar um curso no ano vigente.

Por isso, o PROUNI 2020 libera todos os anos milhares de bolsas de estudos para jovens que desejam entrar em uma Universidade privada pela primeira vez e não possuem condições financeiras suficientes para arcar com as mensalidades integrais.

Porém, somente pessoas pré-selecionadas de acordo com as regras determinadas no edital PROUNI 2020 poderão se candidatar para essas bolsas, para saber se você é uma delas, veja a matéria completa.


Requisitos do edital para novos alunos

Assim como dito logo acima, é necessário que os interessados a conquistar uma das bolsas de estudos deste programa, tenham total conhecimentos de todas as regras descritas no edital PROUNI 2020 sobre quem poderá ou não concorrer a uma vaga.

Para facilitar sua busca, veja logo abaixo os requisitos necessários para poder participar das inscrições Prouni 2020:

  • Ser um professor atuante em uma escola de ensino público e exercendo o seu magistério e em busca de um novo curso de licenciatura;
  • Não já ter participado deste mesmo programa de bolsas de estudos;
  • Ter uma renda salarial todos os meses de até 3 salários mínimos por pessoa em sua família;
  • Ter finalizado o ensino médio em escola particular como bolsista, ou em uma escola da rede pública de ensino.

Todos aqueles que estiverem dentro destas regras apresentadas acima, poderão realizar uma inscrição diretamente pelo site oficial do MEC destinado a este programa, como determinado pelo edital PROUNI 2020.


Inscrições PROUNI 2020

Todas a inscrições de novos estudantes devem ser feitas pelo portal virtual do PROUNI 2020, sendo não possível realizar sua matrícula diretamente pela Universidade que deseja frequentar.

Veja abaixo um tutorial rápido de como realizar esse procedimento:

  • Quando as inscrições estiverem abertas, acesse o site oficial do PROUNI para sua inscrição, clique aqui para ser redirecionado até a página;

PROUNI 2020

  • Quando estiver na época, clique no botão “Inscrições” do qual irá aparecer no canto superior esquerdo da tela;
  • Faça login no sistema com a sua conta do ENEM;
  • Após isso, responda o formulário de avaliação pessoal que lhe será enviado;
  • Depois preencha o formulário com suas informações pessoais de contato;
  • Escolha o curso e Universidade em que deseja estudar;
  • Por fim, basta enviar a sua solicitação de vaga para poder concorrer a uma bolsa de estudos.

Ao realizar esse passo a passo da forma como mostrada acima, você irá concorrer de forma automática a uma vaga no curso que você escolheu de forma totalmente gratuita, desde é claro, que esteja tudo de acordo com o edital PROUNI 2020.


Edital PROUNI 2020

Em todo início de ano o MEC libera um edital PROUNI 2020 contendo todas as informações relacionadas a quem poderá se inscrever até como conseguir concorrer a uma das vagas oferecidas pelas Universidades para alunos cadastrados pelo PROUNI 2020.

Clique aqui para ver o último edital do PROUNI lançado pelo MEC.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Edital PROUNI 2020: Processo Seletivo PROUNI, Regras